https://amzn.to/3mULCxf AVALIAÇÃO ESCOLAR: Apresentação Sobre Avaliação - Texto 01

20 de julho de 2011

Apresentação Sobre Avaliação - Texto 01


Por: Sandra Zakia

Neste texto nos dedicamos ao tema da Avaliação Escolar. Nossa intenção é que as atividades propostas lhe possibilitem uma aproximação com debates atuais do campo da avaliação, por meio de algumas produções disponíveis na literatura, de livre e fácil acesso. Além disso, objetivamos uma articulação entre essas produções e o conhecimento que você já dispõe sobre o assunto, tendo em conta a sua prática profissional.
Sem dúvida, na área da educação um dos campos de conhecimento mais candentes na atualidade é a avaliação educacional. A crescente centralidade que vem sendo atribuída à avaliação educacional na legislação, nas políticas educacionais brasileiras e no cotidiano escolar, bem como o aumento dos estudos e pesquisas na área são inquestionáveis. Se até os anos finais da década de oitenta, o foco privilegiado nas pesquisas e debates era a avaliação da aprendizagem, hoje, observamos propostas e práticas que, para além da avaliação do aluno, se voltam para a avaliação de desempenho docente, de curso, de instituições, de sistemas educacionais.
 Tratamos de algumas questões importantes no campo da avaliação educacional, que remetem à discussão de aspectos com os quais os coordenadores pedagógicos usualmente interagem no exercício de sua função. São eles: avaliação da aprendizagem e avaliação institucional, contemplando as dimensões da autoavaliação e da avaliação em larga escala.
Em relação à avaliação da aprendizagem, pretende-se que você analise concepções e práticas avaliativas dominantes nos contextos escolares, com vistas a apreciar suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem e identificar alternativas de vivência da avaliação que estejam a serviço da aprendizagem de todos os alunos. Quanto à avaliação institucional, espera-se que compreenda princípios e finalidades de um processo democrático de avaliação e esboce alternativas de implementação da avaliação institucional na escola, articulando a autoavaliação e a avaliação externa.
Para o alcance dos objetivos aqui anunciados, organizamos as atividades em três unidades de estudo:
  1. avaliação da aprendizagem
  2. autoavaliação institucional
  3. avaliação em larga escala
Importa salientar que estas dimensões da avaliação não devem ser tratadas como isoladas entre si, serão aqui abordadas em separado para fins didáticos. Em realidade elas integram a avaliação da/na escola e têm como referência comum o projeto pedagógico.
Também é oportuno lembrar que a concepção de avaliação que assumimos em nosso trabalho pode orientar propostas e ações de profissionais da educação que se encontram envolvidas com diferentes segmentos da população infantil e juvenil e com modalidades de ensino específicas. Ou seja, em essência, a avaliação é uma atividade que está a serviço do aprimoramento, da melhoria da qualidade da educação. O que se entende por aprimoramento está expresso nos objetivos que orientam a atividade avaliativa. Vale lembrar, desde já, que se avalia para afirmar valores.
Esperamos que você se sinta estimulado a participar desta Sala, pois o tema em estudo é desafiante.
Sempre que se discute avaliação há muita controvérsia. Muitas são as polêmicas que surgem quando discutimos questões como:
  • Para que serve a avaliação?
  • Como conduzi-la?
  • Quem deve ser envolvido e como?
  • O que fazer com os resultados da avaliação?
Para essas questões, não há respostas simples. Mais ainda, não há uma única resposta ou a resposta correta, pois a avaliação não é apenas uma atividade técnica, é política e ideológica. Assim, os valores assumidos por quem faz a avaliação são determinantes das respostas que podem ser dadas a essas questões.


Na escola, seja em relação à avaliação da aprendizagem, seja em relação a avaliação institucional, certamente, diferentes e até divergentes posições convivem. E ao coordenador(a) cabe a tarefa de trazer à tona essa diversidade, visando construir consensos provisórios.


MAPA DE CONTEÚDOS SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR:


UNIDADE OBJETIVOS CONTEÚDO
 Unidade I
Avaliação da Aprendizagem
  • Analisar concepções e práticas avaliativas, dominantes em contextos escolares, com vistas a apreciar suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem.
  • Identificar alternativas de vivência da avaliação que estejam a serviço da aprendizagem de todos os alunos.
Aspectos históricos e políticos da avaliação da aprendizagem.
Finalidades, procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem.
 Unidade II Autoavaliação institucional
  • Compreender as finalidades e características da autoavaliação institucional.
  • Identificar alternativas para implementar, juntamente com a comunidade escolar, a avaliação institucional de sua escola.
  • Esboçar um plano para desencadear o debate sobre autoavaliação institucional em sua escola, articulando a autoavaliação e a avaliação externa.
Conceituação, princípios e procedimentos de avaliação institucional.
Organização do projeto de avaliação da escola.
 Unidade III Avaliação em larga escala
  • Identificar as avaliações de sistema implantadas no Brasil pelo Ministério da Educação.
  • Compreender  os delineamentos, instrumentos e resultados do SAEB/Prova Brasil.
  • Analisar os indicadores de desempenho da escola, tendo como referência a Prova Brasil e IDEB.
  • Indicar possíveis ações a serem desencadeadas na escola, a partir da interpretação dos dados.
Conceituação e finalidades da avaliação em larga escala ou de sistema
 SAEB, Prova Brasil e IDEB
Matrizes

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