https://amzn.to/3mULCxf AVALIAÇÃO ESCOLAR: Indicações de Leitura: Artigos e Referencial Teórico

20 de julho de 2011

Indicações de Leitura: Artigos e Referencial Teórico

Jorge Nazareno Neto Schemes
LUCKESI, Cipriano Carlos.  Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? Série Idéias (8):71-80. Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo, 1990.
Neste artigo, o autor aborda os conceitos de verificação e avaliação, diferenciando suas finalidades e trazendo informações que suscitam uma análise de como tem sido praticada a avaliação na maioria das escolas. Apresenta elementos que problematizam os sistemas de notas e de conceitos, discutindo como usualmente a escola os utiliza. Dá destaque aos usos dos resultados da avaliação, que podem servir a diferentes propósitos.
SOUSA, Sandra Maria Zákia. Avaliação da Aprendizagem: Teoria, Legislação e Prática no Cotidiano de Escolas de 1° Grau. Série Idéias (8): 106-118.  Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo, 1990.
Este artigo, como sugere seu título, apresenta informações que permitem ao leitor: uma aproximação com as principais abordagens teóricas que embasaram os estudos sobre avaliação no Brasil; uma análise de concepções de avaliação subjacentes à legislação que orienta o ensino no Brasil e o conhecimento de interpretações de sujeitos atuantes na escola básica sobre as práticas avaliativas. Por fim, são destacadas revelações sobre o significado que, de modo dominante, assume a avaliação no processo de escolarização.
FREITAS, Luiz Carlos de e FERNANDES Cláudia de Oliveira. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 44 p. [organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento].
Conforme apresentação constante do próprio documento, a avaliação é tratada pelos autores como “uma das atividades do processo pedagógico necessariamente inserida no projeto pedagógico da escola, não podendo, portanto, ser considerada isoladamente. Deve ocorrer em consonância com os princípios de aprendizagem adotados e com a função que a educação escolar tenha na sociedade. A avaliação é apresentada como responsabilidade coletiva e particular e há defesa da importância de questionamentos a conceitos cristalizados de avaliação e sua superação. O texto faz considerações não só sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes que ocorre na escola, mas a respeito da avaliação da instituição como um todo (protagonismo do coletivo de profissionais) e ainda sobre a avaliação do sistema escolar (responsabilidade do poder público)”.(p.11).

CAPPELLETTI, Isabel F. (org) Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007.

CARVALHO, M. P. de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, Campinas, v.22, n.1, jan./jun., 2004.

HOFFMANN,Jussara. Avaliação Mediadora:  uma prática em construção da pré-escola à universidade. Editora Mediação, 1993.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PIRES, Adriana Cristina . Avaliação da Aprendizagem na educação de jovens e adultos – EJA. Trabalho apresentado na 30ª Reunião Anual da ANPEd.

RAPHAEL, Hélia Sonia. Avaliação: questão técnica ou política. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo:1995, n.12, p.33-43. (acesso http://www.fcc.org.br - periódicos)

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial sobre avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007. (Parte 2: Avaliação da aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais).

SOUSA, Clarilza P. de (Org.). Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas: Papirus, 2004.

SOUSA, Sandra Zákia. Conselho de Classe: um ritual burocrático ou um espaço de avaliação coletiva. Idéias, São Paulo, v. 25, p. 45-60, 1995.

SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian. Avaliação Escolar e Democratização: o direito de errar. In: Júlio Groppa Aquino. (Org.). Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997, v. , p. 125-138.

SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. Estudos Avançados 21 (60), 2007 p.27 a 43 (para quem atua em sistema de ciclos).

VASCONCELLOS, C. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 2003.


 Links:

 http://www.luckesi.com.br
http://www.crmariocovas.sp.gov.br  (temas educacionais_avaliação)
http://www.gave.pt (elaboração de itens de provas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Desejo a você a Bênção dada pelo próprio EU SOU quando declarou e prometeu: "O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz". Números 6:24-26

Precisando de Ajuda?