https://amzn.to/3mULCxf AVALIAÇÃO ESCOLAR: Vídeos Sobre Avaliação e Aprendizagem

20 de julho de 2011

Vídeos Sobre Avaliação e Aprendizagem

VÍDEO 

TV Escola – Programas sobre Avaliação e Aprendizagem
Viajando pelo Brasil gravando programas, a equipe da TV Escola percebeu uma dúvida comum a vários professores, independente do trabalho que estão desenvolvendo e da realidade que vivem na escola: como avaliar o aluno?

Dessa observação surgiu a idéia de produzir Avaliação e Aprendizagem, série de quatro programas que mostra experiências bem-sucedidas em escolas de quatro municípios do país: Restinga Seca (RS), São Gonçalo (RJ), Belém do São Francisco (PE) e São João do Polêsine (RS). Nessas escolas houve mudanças significativas na maneira de ensinar e de avaliar o aprendizado do aluno.

A série não apresenta receitas prontas com modelos de avaliações e ressalta que cada escola deve juntar seus conhecimentos e adapta-los à sua realidade, já que cada escola tem problemas diferentes. A intenção é desmistificar questões como salas de aula lotadas ou falta de participação da comunidade escolar.


Os professores que participam de projetos que envolvem mudanças na avaliação dos alunos mudam sua percepção de aprendizagem e ensino e os alunos sentem a diferença entre a escola que se adapta à maneira de ele aprender e a outra que insiste na adaptação do aluno à sua maneira de ensinar.
Esse e outros vídeos podem ser acessados diretamente no site:

http://www.dominiopublico.gov.br (para acessar este link, você precisa estar conectado à internet).


Entre os muros da escola (Les murs) – França – 2008
Dir: Laurent Cantet
Embora retrate uma escola da periferia de Paris, este filme possibilita a análise de traços dominantes na cultura escolar e das relações e tensões entre divergentes projetos individuais e sociais que convivem no espaço escolar.  Permite que sejam explorados diferentes traços da organização escolar, inclusive os desserviços do modo como usualmente é vivenciada a avaliação.
Não deixe de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Desejo a você a Bênção dada pelo próprio EU SOU quando declarou e prometeu: "O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz". Números 6:24-26

Precisando de Ajuda?