https://amzn.to/3mULCxf AVALIAÇÃO ESCOLAR: Avaliação da Aprendizagem - Texto 02

20 de julho de 2011

Avaliação da Aprendizagem - Texto 02

Por: Sandra Zakia



[Q 1 - Diante dos desafios que a educação vem enfrentando a avaliação escolar pode ser considerada adequada?
Sandra: Precisamos tomar cuidado quando falamos acerca das práticas avaliativas para não fazer afirmações de modo a generalizá-las. Com isso quero dizer que as considerações que apresento acerca do tema têm como referência as características que se mostram dominantes nas escolas, embora reconheça que há iniciativas em curso que caminham em direção divergente a essas tendências. Usualmente a avaliação é vivenciada tendo como principais finalidades a classificação e seleção dos alunos, servindo à discriminação escolar e social e, portanto se constituído em um poderoso instrumento de negação do direito à educação. Tal perspectiva atende a um projeto educacional que assume ser papel da escola selecionar alunos e não o compromisso de promover a aprendizagem de todos. Portanto, não há em abstrato uma avaliação que possa ser considerada adequada. Os critérios para julgar sua adequação emergem do projeto educacional e social que é assumido pelos educadores.






Q 7 - Para muitos, a avaliação escolar ainda é vista como sinônimo de notas a serviço da promoção ou retenção do aluno. Como reverter esta prática de forma a garantir uma perspectiva crítica de educação?
Sandra: Transformar as práticas avaliativas supõe, para além de informações teóricas sobre o tema ou de sugestões sobre procedimentos de trabalho a serem adotados, um confronto com os valores que direcionam e alimentam a prática escolar e um desejo de ruptura com uma lógica classificatória e excludente. Vou reproduzir aqui o que explorei em um artigo em que tratei deste desafio: transformar o significado da avaliação, supõe o desvelamento dos princípios que norteiam as práticas avaliativas, procedendo à sua análise não apenas em uma dimensão técnica, mas, também, em uma dimensão política e ideológica.


Q 9 - Tendo em vista um sistema de médias e notas o que cabe ao coordenador pedagógico fazer para implementar um trabalho de avaliação formativa?
Sandra: Como já mencionei antes, o problema não é a existência de notas ou conceitos, mas o processo que se vivencia até sua atribuição. Nota não é avaliação, a nota é uma representação simplificada do julgamento. A questão central é “para que” se está produzindo o julgamento, dito de outra maneira, “para que se está fazendo a avaliação?” Entendo que ao coordenador pedagógico cabe suscitar esta questão aos professores e alunos. A participação dos que integram a organização escolar é condição para a proposição de perspectivas de avaliação que se contraponham à tendência que tem sido dominante, evitando-se que novas regras ou acordos formais sejam estabelecidos sem que tenham força para impulsionar transformações nas práticas vigentes.


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